sexta-feira, 23 de abril de 2010



**periodo neolitico*
nessa epoca.as pessoas ja tinham moradia fixas nao precisavam ficar se locomovendo por necessidade de comida.caca;etc.
e a parti disso deixaram de ser nomades p/serem sedentarios!!
ja eram capaz de produzir seus propios alimentos,cultivar plantas,cuidar de animais..
pra eles tudo isso era um comeco de uma nova era...
e passaram a produzir mais .
atraves dessas mudancas surgiu a REVOLUCAO AGRICOLA.que foi aparti do cultivo das plantas uma nova era;;;;;;;;;;um novo conceito

quinta-feira, 22 de abril de 2010



periodo paleolitico!!os seres humanos nao produziam seus alimentos.ou seja consumiam o que encontravam na natureza,e nunca habitavam numa so regiao sempre se mudava,por necessidades,naquele tempo eles nao tinham nenhum recurso.isto e seus intrumentos eram;pedras,madeira e ossos.eo fogo era bastante util,para que eles suportassem o frio,afastar animais perigosos e cozinhar alimenteos.e tambem era denominados*cacadores e coletores...nomades!

terça-feira, 13 de abril de 2010

cleidiane....

segunda-feira, 12 de abril de 2010


cl£idiane!!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Peneiração

A peneiraçao é um método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-sólido, onde o tamanho da partícula é o responsável pela separação, ou seja, utiliza-se uma peneira que permite que alguns sólidos pequenos passem.

Utilizado quando uma mistura de solidos granulado,cujo tamanho das particulas é sensivelmente diferente é colocada sobre uma peneira e submetida a agitação.EX:mistura areia fina e pedregulhos


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Polinómio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gráfico de um polinômio de grau 5

Em matemática, funções polinomiais, polinómios (português europeu) ou polinômios (português brasileiro) são uma classe importante de funções simples e infinitamente diferenciáveis. Devido à natureza da sua estrutura, os polinómios são muito simples de se avaliar e por consequência são usados extensivamente em análise numérica.

Índice

[esconder]

[editar] História

Determinar as raízes de polinómios, ou "resolver equações algébricas", é um dos problemas mais antigos da matemática. Alguns polinômios, tais como f(x) = x2 + 1, não possuem raízes dentro do conjunto dos números reais. Se, no entanto, o conjunto de candidatos possíveis for expandido ao conjunto dos números imaginários, ou seja, se se passar a tomar em conta o conjunto dos números complexos, então todo o polinómio (não-constante) possui pelo menos uma raiz (teorema fundamental da álgebra).

Existe uma diferença entre a aproximação de raízes e a determinação de fórmulas concretas que as definem. Fórmulas para a determinação de raízes de polinómios de grau até ao 4º são conhecidas desde o século XVI (ver equação quadrática, Gerolamo Cardano, Niccolo Fontana Tartaglia). Mas fórmulas para o 5º grau têm vindo a escapar aos investigadores já há algum tempo. Em 1824, Niels Henrik Abel provou que não pode haver uma fórmula geral (envolvendo apenas as operações aritméticas e radicais) para a determinação de raízes de polinómios de grau igual ou superior ao 5º em termos de coeficientes (ver teorema de Abel-Ruffini). Este resultado marcou o início da teoria de Galois, onde se aplica a um estudo detalhado das relações entre raízes de polinómios.

[editar] Definição (caso real)

Para a sucessão de termos a_0,...,a_n \in \mathbb{R} (ou \mathbb{C}) com a_n \ne 0, um polinómio de grau n (ou também função racional inteira) é uma função que possui a forma

f(x) = a_n x^n + a_{n-1}x^{n-1} + \cdots + a_1 x + a_0\,

Alternativamente, o polinómio pode ser escrito recorrendo-se à notação sigma

f(x)=\sum_{v=0}^n a_v x^v\,

Os números a_0 \cdots a_n são denominados de coeficientes do polinómio e o termo a0 de coeficiente constante, ou termo independente.

Cada elemento somado avxv do polinómio é denomidado por termo. Um polinómio com um, dois ou três termos é chamado de monómio, binómio ou trinómio respectivamente.

Em relação ao grau, os polinómios podem ser classificados como a seguir:

  • grau 0 - polinômio constante;
  • grau 1 - função afim (polinômio linear, caso a0 = 0);
  • grau 2 - polinômio quadrático;
  • grau 3 - polinômio cúbico.
  • ...
  • grau n - polinômio de grau n.

Pode-se estender a definição de polinómio para incluir f(x) = 0, chamado polinômio nulo. O polinômio nulo não possui grau definido.

Uma equação polinômica obtem-se quando o polinômio é igualado a zero, ou seja:

f(x)=\sum_{v=0}^n a_v x^v\ = 0.

Desta forma podemos falar em raízes do polinômio f(x) e encontrar os valores de x que tornam a igualdade verdadeira, isto é, busca-se a raíz do polinômio f(x) que é um valor de x tal que torne f(x) = 0. Um número que satisfaz uma equação polinômica é chamado de número algébrico. Por exemplo: \sqrt{2} é algébrico e valida o polinômio x2 − 2 = 0 pois (\sqrt{2})^2-2=0.

[editar] Definição (genérica)

A definição acima de um polinómio com coeficientes reais (ou complexos) pode ser generalizada para polinómios com coeficientes em estruturas algébricas mais gerais. O resultado é o anel de polinômios.

Seja (A, +, \times)\, um anel. Então podemos considerar o conjunto A[x]\, das funções a: \mathbb{N} \to A\, que tem suporte finito, ou seja, para as quais o conjunto \{ n | a(n) \ne 0 \} \, é finito. Essas funções representam os coeficientes do polinómio (notar que a_n\, é uma forma de se escrever a(n)\,).

O objetivo é escrever uma soma e um produto neste conjunto, de forma que as seqüências do tipo (k, 0, 0, ...) funcionem como os escalares, e a seqüência do tipo (0, 1, 0, ...) funcione como o x dos polinómios.

A definição de a \oplus b\, e a \otimes b\, é feita pelos seus coeficientes, ou seja:

(a \oplus b)(n) = a_n + b_n\,
(a \otimes b)(n) = \Sigma_{i = 0}^n {a_i \ b_{n-i}}\,

Deve-se observar que as duas definições fazem sentido, pois a soma e o produto destas séries tem suporte finito.

Falta provar os axiomas de anel para (A[x], \otimes, \oplus)\,, o que é fácil mas trabalhoso, e que a função

\pi: A \to A[x]\,

definida por:

\pi(k)_0 = k\,
0\," src="http://upload.wikimedia.org/math/3/7/2/37250bb41227d6f1d4faafad685cab52.png">

é um isomorfismo entre A e \pi(A)\,.

Isso mostra que A pode ser visto como um sub-anel de A[x]\,.

Se o anel A possui identidade multiplicativa, então definindo x como a função:

x_0 = 0\,
x_1 = 1\,
1\," src="http://upload.wikimedia.org/math/f/7/8/f781a68a761bb3be28577197d474afe4.png">

verifica-se que os elementos de A[x]\, são todos da forma a_0 + a_1 x + a_2 x^2 + \ldots + a_n x^n\,.


[editar] Notas

[editar] Tópicos de interesse

[editar]

O que é Agenda 21

O que é Agenda 21?

A Organização das Nações Unidas – ONU realizou, no Rio de Janeiro, em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD). A CNUMAD é mais conhecida como Rio 92, referência à cidade que a abrigou, e também como “Cúpula da Terra” por ter mediado acordos entre os Chefes de Estado presentes.

179 países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram a Agenda 21 Global, um programa de ação baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”. O termo “Agenda 21” foi usado no sentido de intenções, desejo de mudança para esse novo modelo de desenvolvimento para o século XXI.

Agenda 21 Global (todos os documentos e textos)

Agenda 21 Brasileira (todos os documentos e textos)

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econônica.

A Agenda 21 Brasileira é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira. Foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 (CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue à sociedade, por fim, em 2002.

A Agenda 21 Local é o processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

EM BAGÉ

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, à partir da criação Fórum da Agenda 21 e o lançamento do Programa de Agenda 21 local, hoje composto por 36 entidades na proporção de 1/3 orgãos governamentais 1/3 entidades representativas de classe e 1/3 associações de moradores o embasamento legal que regulamenta o funcionamento do Forum 21 é o Decreto Municipal 093/09.

A constituição e formação deste espaço democrático e participativo entre governo e sociedade. O Fórum é responsável pela definição de metodologias e diretrizes para elaboração de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estruturará as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazo. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

Em Bagé buscamos implantar o processo alicerçado em sete grupos de trabalho:

  • Agenda 21 Escolar,
  • Agenda 21 da Juventude,
  • Agenda 21 do Idoso,
  • Agenda 21 Comunitária,
  • Agenda 21 Empresarial e A³P,
  • Agenda 21 Regional,
  • Diagnóstico Sócio-Ambiental.


O processo de implantação esta dividido em três fases, sendo a primeira fase a formação e organização do fórum da agenda 21 local (organização do diagnóstico sócio-ambiental e GT’s), na segunda fase buscando a definição das prioridades e formulação da política municipal de desenvolvimento sustentável que será submetida a 1ºConferencia Municipal de Meio Ambiente, e a terceira fase visa à implantação da política municipal de agenda 21 e desenvolvimento sustentável de Bagé ja com as metas e ações construidas pelo processo da Agenda 21 Local e pela CMMA.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente convida você e sua entidade que tem comprometimento sócio-ambiental a comporem o fórum da Agenda 21 de Bagé.

O que é Agenda 21

O que é Agenda 21?

A Organização das Nações Unidas – ONU realizou, no Rio de Janeiro, em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD). A CNUMAD é mais conhecida como Rio 92, referência à cidade que a abrigou, e também como “Cúpula da Terra” por ter mediado acordos entre os Chefes de Estado presentes.

179 países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram a Agenda 21 Global, um programa de ação baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”. O termo “Agenda 21” foi usado no sentido de intenções, desejo de mudança para esse novo modelo de desenvolvimento para o século XXI.

Agenda 21 Global (todos os documentos e textos)

Agenda 21 Brasileira (todos os documentos e textos)

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econônica.

A Agenda 21 Brasileira é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira. Foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 (CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue à sociedade, por fim, em 2002.

A Agenda 21 Local é o processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

EM BAGÉ

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, à partir da criação Fórum da Agenda 21 e o lançamento do Programa de Agenda 21 local, hoje composto por 36 entidades na proporção de 1/3 orgãos governamentais 1/3 entidades representativas de classe e 1/3 associações de moradores o embasamento legal que regulamenta o funcionamento do Forum 21 é o Decreto Municipal 093/09.

A constituição e formação deste espaço democrático e participativo entre governo e sociedade. O Fórum é responsável pela definição de metodologias e diretrizes para elaboração de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estruturará as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazo. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

Em Bagé buscamos implantar o processo alicerçado em sete grupos de trabalho:

  • Agenda 21 Escolar,
  • Agenda 21 da Juventude,
  • Agenda 21 do Idoso,
  • Agenda 21 Comunitária,
  • Agenda 21 Empresarial e A³P,
  • Agenda 21 Regional,
  • Diagnóstico Sócio-Ambiental.


O processo de implantação esta dividido em três fases, sendo a primeira fase a formação e organização do fórum da agenda 21 local (organização do diagnóstico sócio-ambiental e GT’s), na segunda fase buscando a definição das prioridades e formulação da política municipal de desenvolvimento sustentável que será submetida a 1ºConferencia Municipal de Meio Ambiente, e a terceira fase visa à implantação da política municipal de agenda 21 e desenvolvimento sustentável de Bagé ja com as metas e ações construidas pelo processo da Agenda 21 Local e pela CMMA.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente convida você e sua entidade que tem comprometimento sócio-ambiental a comporem o fórum da Agenda 21 de Bagé.

Love is...
© cl£ydyan£ - Template by Blogger Sablonlari - Font by Fontspace